Naea perde Prof. Thomas Hurtienne

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - Naea, a UFPA e a comunidade científica perderam nesse último dia 17 de agosto o Professor e pesquisador Thomas Peter Hurtienne. Ele vinha contribuindo desde 1994 com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, no Naea e se destacou pela pelas suas pesquisas na área das teorias do desenvolvimento, grande parte delas voltadas à realidade Amazônica.

Nascido em 17 de dezembro de 1943, na Alemanha, Thomas Hurtienne concluiu  o mestrado em Sociologia em 1974 na Freie Universität Berlin, e em 1983 o doutorado em economia na mesma universidade.  Sua experiência em pesquisa foi principalmente nas áreas da sociologia e economia política, e debatia em suas aulas, pesquisas e obras, questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e desenvolvimento endógeno, fordismo, globalização, inovações e competividade; agricultura familiar; economia e sociedade de fronteira e demais questões relacionadas à Amazônia.

Deixou obras fundamentais sobre esses assuntos como “Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável na Amazônia”, “A dinâmica dos sistemas de produção, as estratégias de intensificação e o papel da tecnologia de mulch na economia familiar” e “Análise socioeconômica dos sistemas de uso da terra por pequenos proprietários na Amazônia oriental”, todas publicadas nos Novos Cadernos NAEA e “The Brazilian Model of Accumulation: it Origens, Structure and Crisis”, na Latin American Perspectives. Publicou também 11 livros individualmente ou em parceria com outros pesquisadores e mais de 20 capítulos de livro.

Atualmente Thomas Hurtienne concluía os resultados de sua última pesquisa “Rádios Comunitárias como Sistema de Comunicação Pública para o Desenvolvimento Sustentável: prospecção de cenário e estudo de casos no Pará”, que tinha como objetivo contribuir para revelar, por meio de estudos de caso, a realidade das rádios comunitárias na região.