Professora do Naea ganha prêmio de Cidadã Belenense

Professora do Naea recebe homenagem de Cidadã Belenense

A pesquisadora Ligia Terezinha Lopes Simonian recebeu o título de Cidadã Belenense na quarta, 5 de dezembro de 2018, na reitoria da UFPA. A proposta da homenagem foi feita pelo Vereador Henrique Soares (PDT) e se destina a pessoas com alta contribuição para o desenvolvimento da capital paraense, Belém. Para a professora, a homenagem representa o coroamento de toda sua contribuição para a educação e desenvolvimento do Naea/UFPA.

Nascida no Rio Grande do Sul, Ligia Simonian se graduou em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria, 1972, e logo depois fez especialização em Antropologia pelo Museu de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui doutorado e pós-doutorado pela City University of New York. Suas atividades no Naea iniciaram em 1994, como professora convidada, com a Elaboração e Análise de Projetos Socioambientais.

Suas principais áreas de atuação envolvem a Pan-Amazônia, populações tradicionais, turismo, mulheres e políticas públicas. A professora explica que quando começou suas pesquisas havia escassez de mestres e doutores e integrar o Naea foi uma possibilidade de contribuir com essas formações, “além disso, ensinar foi algo que sempre me motivou muito, principalmente pelos alunos e alunas, e com isso percebo as muitas áreas em que ainda posso contribuir”, relata.

O título de Cidadã(o) Belenense é concedido pela Câmara Municipal de Belém e tem como objetivo homenagear pessoas que possuem alta contribuição para a cidade. Ligia Simonian o recebeu pelo conjunto de sua obra científica, que colaborou para os estudos da Amazônia e sua sociedade em sua real complexidade. Ela ainda conta que “esse reconhecimento é um orgulho e o divido com as dezenas de doutores e doutoras, mestres e mestras que ajudei a formar, principalmente com minhas orientandas e meus orientandos”.

Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231