Seminário Lazer, Turismo e Espaço Público

O Grupo de Pesquisas em Lazer, Ambiente e Sociedade (GPLAS), coordenado pela Profa. Dra. Mirleide Chaar Bahia, que tem por objetivo contribuir com a reflexão crítica em sua área de estudo, em parceria com o Núcleo de Altos Estudos Amazonicos (Naea), promove o Evento, como parte das comemorações dos 45 Anos do Núcleo,considerado um dos mais importantes produtores de pesquisas e discursos científicos sobre a região amazônica. O evento ocorre no dia 25 de Setembro, no auditório Principal do Naea,com início às 9h, contando com a seguinte programação:

9h às 10h30 - Mesa redonda

Profa. Dra. Maria Goretti Tavares (IFCH/PPGEO/UFPA);

Prof. Dr. Silvio José de Lima Figueiredo (Naea/UFPA);

Profa. Dra. Jéssika Paiva França (ICSA/FACTUR/UFPA)

Apresentação dos Trabalhos:

10h45 às 11h– Turismo em Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Local em Soure/Pa.

-Expositor (a):Juliana Azevedo Hamoy (Mestre PPGDSTU)

11h às 11h15– Governança do Turismo na Ilha do Marajó/Pa: Uma análise da participação dos diferentes agentes nas Políticas Públicas.

-Expositor (a):Kassia Suelen da Silva Farias (Mestre PPGDSTU)

11h15 às 11h30– Transporte Fluviomarítimo e Turismo: A viagem à Soure e as perspectivas de desenvolvimento local

-Expositor (a):Thiliane Regina Barbosa Meguis (Mestre PPGDSTU)

11h30 às 11h45– Um olhar de perto e de dentro das vivências de lazer nos espaços públicos “Estação das Docas” e “Ver-o-Rio” em Belém/Pa.

-Expositor (a):Pablo Vitor Viana Pereira (Mestrando PPGDSTU)

11h45 às 12h– Comunidades Ribeirinhas no Processo de Consolidação Fundiária do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia – Pa.

-Expositor (a):Leonard Jéferson Grala Barbosa (Mestrando PPGDSTU)

12h às 12h15– Dimensão Política da Fé em Belém do Pará: Território e Territorialidade Religiosa da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

-Expositor (a):Paulo Afonso Dias de Lima (Mestrando PPGDSTU)

12h15 às 12h30 - DEBATES

14h às 14h15– Produção do Espaço Público: Avanços e Limites da Gestão Estratégica, aos resultados para o Desenvolvimento da Cidadania na Cidade das Mangueiras.

-Expositor (a):Silvia Cristina Pereira Baena (Doutoranda PPGDSTU)

14h15 às 14h30– Universidades Sustentáveis: O desafio das Universidades na Amazônia.

-Expositor (a):Keila Paiva da Silva (Doutoranda PPGDSTU)

14h30 às 14h45– O Patrimônio como Negócio na Avenida Nazaré, na Cidade de Belém/Pa.

-Expositor (a): Vivian Larissa Monteiro Albuquerque (PIBIC-GEOGRAFIA/UFPA)

14h45 às 15h– Educação Patrimonial: A preservação do Patrimônio na Produção do Espaço em Belém/Pa.

-Expositor (a):Magaly Caldas Barros (GEÓGRAFA)

15h às 15h15– Processo de Patrimonialização na Orla do Centro Histórico de Belém/Pa.

-Expositor (a): Luana Oliveira da Conceição (Mestranda PPGEO/UFPA)

15h15 às 15h30– Patrimônio Natural: Entre o Conceito e as Contradições do Processo de Patrimonialização.

-Expositor (a):Nabila Suelly Souza Pereira (Mestre em Geografia)

15h30 às 15h45– Análise do Desenvolvimento da atividade Ecoturística em Unidades de Conservação a partir da experiência nas Comunidades Extrativistas da Ilha de Mosqueiro, Belém/Pa.

-Expositor (a):Francisco Perpetuo Santos Diniz (Doutorando PPGEO/UFPA)

15h45 às 16h– Patrimônio, Cultura e Lugar: Reflexões sobre a Festa de São Benedito em Bragança/Pa.

-Expositor (a):Alessandra da Silva Lobato (Doutoranda PPGEO/UFPA)

16h às 16h15– Os Processos de Turistificação e Patrimonialização na representação do Espaço do Círio de Nazaré em Belém/Pa.

-Expositor (a):Débora Rodrigues de Oliveira Serra (Doutoranda PPGEO/UFPA)

16h15 às 16h30– Repercussões do Período da Borracha na produção do Espaço Turístico de Belém do Pará

-Expositor (a):Cleber Gomes da Silva (Doutorando PPGEO/UFPA)

16h30 às 16h45– O Uso dos Espaços Públicos de Lazer no Município de Belém: um viés social.

-Expositor (a):Ana Flávia Santa Brígida Feijó (PIBEX – FACTUR)

DEBATES – 16h30 às 16h45

ENCERRAMENTO

Inscrições: naea45anos@gmail.com