Povos indígenas e Hidrelétricas

Conferência debate conflitos entre povos indígenas e Hidrelétricas na Amazônia

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA e a UNAMAZ promovem nesta quarta-feira, dia 14, a conferência “Povos Indígenas e Territórios: conflitos com os grandes projetos hidrelétricos”. O evento, que ocorre a partir das 15 horas no Auditório do NAEA, faz parte do Ciclo de Conferências sobre Hidrelétricas na Amazônia iniciado em maio deste ano.

A intenção é refletir sobre os atuais grandes projetos hidrelétricos na Amazônia e seus impactos para os povos indígenas. Recentemente o assunto ficou mais notório após as constantes ocupações do canteiro de obras da Usina de Belo Monte por índios, no Pará, como forma de protesto contra sua construção.

Participam do debate o Professor Dr. Antonio Carlos Magalhães, do Instituto Humanitas, Luis Cláudio Brito Teixeira, do Conselho Indigenista Missionário - CIMI e o Munduruku Emílio Kaba.

Ciclo de Conferências – O Ciclo de Conferências sobre Hidrelétricas na Amazônia, promovido pelo NAEA e UNAMAZ, tem o objetivo de discutir os principais impactos destes empreendimentos para a região, trazendo ao debate integrantes tanto da academia como de movimentos sociais ligados ao tema. O ciclo, que teve início em maio, se estende até outubro deste ano.

Serviço:

Evento: “Povos Indígenas e Territórios: conflitos com os grandes projetos hidrelétricos”.

Data: 14 /08/2013

Local: Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos –NAEA, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Setor Profissional, Av. Perimetral nº 1, Bairro Guamá.

CCDC/NAEA/UFPA