Docentes do Naea fazem parte de evento da FBP

Pesquisadores do Naea participam de evento da Frente Brasil Popular.

Nos próximos dias 28 e 29 de maio a Universidade Federal do Pará sediará a versão local da "Semana Nacional Universitária", evento que ocorre em todo o país e é promovido pela Frente Brasil Popular. O Naea estará representado no encontro com as presenças das professoras doutouras Edna Castro e Nirvea Ravena. O evento é aberto e gratuito. Confira a programação.

O que é a Frente Brasil Popular?

A Frente Brasil Popular reúne mais de 80 entidades nacionais, além das entidades estaduais e locais Se constitui como uma articulação de movimentos populares, sindicatos, entidades, partidos políticos e ativistas que desde a sua fundação em 2015 atua como um instrumento de resistência ao Golpe.

De lá pra cá, a Frente Brasil Popular tornou-se o principal polo de mobilização à ofensiva conservadora que ataca violentamente nossa Democracia, nossos Direitos e nossa Soberania. Estivemos ativamente convocando lutas e mobilizações, mas também elaborando saídas para atual crise política através de mediadas concretas, sistematizadas no Plano Popular de Emergência.

O que é o Projeto Brasil?

É uma iniciativa de intelectuais comprometidos com o desenvolvimento do país; militantes dos movimentos populares que trazem o acumulo de propostas de cada movimento; trabalhadores com experiência em gestão de políticas públicas e conhecimento em diversas áreas que se organizam em grupos de trabalho temáticos (GT’s) para refletir sobre os temas estratégicos para a formulação de um projeto de país.

O Projeto Brasil se organiza em 31 (GT’s). Os GTs debatem e formulam propostas para que obtenhamos uma elaboração programática que possa posteriormente ser discutida pela sociedade, buscando com isso agregar força social e apontar para as bases de um projeto de país. Este seminário é o embrião de um GT que pense a Amazônia no Projeto Brasil. Este seria o GT 32.

Dia 28

9h00  Mesa Redonda de Abertura - Frente Brasil Popular e a Amazônia no Projeto Brasil

Emmanuel Tourinho  - Reitor da UFPA

Edna Castro -  Naea/UFPA

João Pedro Stédile- MST

Jessy Dayane - UNE

Moderação: Nelson de Souza Jr. – PROEX/UFPA

12:00 - Pausa para almoço

15h00-  Mesa Redonda Mineração, Hidrelétricas, Territórios e Bens Comuns

Sonia Magalhães - INEAF/UFPA

João Márcio Palheta da Silva - IFCH/UFPA

Marcel Hazeu - ICSA/UFPA

Iury Paulino -  MAB

Dia 29

9h00 - Mesa Redonda Cidades na Amazôniapara além daviolência, da desigualdade e da tragédia social

José Júlio Lima – FAU/UFPA

Roberta Rodrigues - FAU/UFPA

Jean-François Deluchey - ICSA/UFPA

Paulo Cohen - Central de Movimentos Populares

15h00 - Mesa Redonda Estado, perda de direitos e democracia

Nírvia Ravena - Naea/UFPA

Antônio Maués - ICJ/UFPA

Pere Petit - PPGHIST/UFPA

Carmem Foro - CUT

Movimento Estudantil

17:30 - Encerramento

Leitura da Memória das MRs e compromissos políticos doGT Amazônia.

Responsável: Ádima Monteiro - Frente Brasil Popular

Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231