Reflexões de Casos Brasileiros

Naea promove discussão interdisciplinar sobre turismo.

O seminário Turismo, Governança e Políticas Públicas: Reflexões de Casos Brasileiros - que será realizado no dia 08 de junho, no auditório Prof. Dr. Armando Mendes (Naea),  pretende debater a situação atual da prática do turismo e da atividade turística no Brasil e na Amazônia, a partir do contexto atual marcado pela crise política e das inseguranças mundiais na análise dos fluxos turísticos para a Região. Aborda também as perspectivas de práticas de viagens nesse cenário e as possibilidades futuras de movimento, que sempre esteve presente nas Políticas Públicas brasileiras.

O seminário apresenta também estudos sobre turismo urbano e o papel dos Jardins Botânicos, os impactos do turismo no litoral paraense, as potencialidades e desafios do turismo na Ilha de Marajó, estudos sobre turismo cultural e patrimônio e experiências de análise turística em casos latinoamericanos da fronteira norte do Brasil e sua relação com a Guiana Francesa, o Suriname, a Guiana e o turismo de base comunitária no Chile.

Panorama - Dessa forma, será possível estabelecer um panorama das experiências para solidificar análises e debates sobre a temática, representando novos aportes teórico-metodológicos para o estudo dessa importante atividade humana, também na sua perspectiva de atividade econômica e potencializadora de desenvolvimento.

Participantes - Participará do evento o Prof. Dr. Silvio Lima Figueiredo, coordenador do grupo de pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Naea-UFPA, que é pesquisador do CNPQ, possui doutorado em comunicação pela ECA/USP e realizou estágio pós-doutoral emSociologia na Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne. Também participam o Prof. Dr. Mozart Fazito do Centro de Excelência em Turismo da UNB, que é doutor em Geografia, Planejamento e Política Ambiental pela Universidade Nacional da Irlanda (University College Dublin), e o Prof. Dr. Wilker Nóbrega, professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Naea/UFPA, onde atualmente realiza estágio pós-doutoral.

Além disso, apresentarão trabalhos Silvia Laura Costa Cardoso, Ketellyn Suellen Teixeira Pinto, José Maria Reis e Sousa Junior, Marinete da Silva Boulhosa, Christiano dos Santos, Sidnei Souza e Jonathan Rodrigues, todos do Naea/UFPA.

O evento faz parte dos Seminários Perspectivas críticas de desenvolvimento, gestão pública, ambiente e sociedade, eventos científicos para comemorar os 45 anos do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Inscrições pelo e-mail: naea45anos@gmail.com

PROGRAMAÇÃO

SEMINÁRIO TURISMO, GOVERNANÇA E POLÍTICAS PÚBLICAS: REFLEXÕES DE CASOS BRASILEIROS

Data: 08 de junho de 2018 (6ª feira)

Local: Auditório do Naea

Mesa de abertura:  08h30

Mesa Redonda: Crise atual, política e governança do Turismo no Brasil e na Amazônia - cenários possíveis

Prof. Dr. Silvio Lima Figueiredo (NAEA/UFPA); Prof. Dr. Wilker Nóbrega (UFRN) e Prof. Dr. Mozart Fazito (UNB)

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1 – 10h30 às 10h40 – Título: O papel dos jardins botânicos urbanos

Expositora: Silvia Laura Costa Cardoso

2 -10h40 às 10h50 – Título: Análise dos tipos de ocupação da Praia da Princesa, situada no NE do Pará, Brasil.

Expositora: Ketellyn Suellen Teixeira Pinto

3 - 10h50 às 11h – Título: Ecoturismo de base Comunitária na ilha de Chiloé, Chile: práticas, críticas e a ecossocioeconomia como forma de desenvolvimento.

Expositor: José Maria Reis

4 - 11h às 11h10 Título: Turismo, desenvolvimento e sustentabilidade na Ilha de Marajó.

Expositor: Marinete da Silva Boulhosa

5 - 11h10 às 11h20 – Título: Turismo e o processo de transfronteirização no Platô das Guianas.

Expositor: Christiano dos Santos

6 - 11h20 às 11h30 – Título: Turismo cultural e patrimônio: motivações e avaliação das potencialidades de Belém, PA.

Expositor: Sidnei Souza

7 - 11h30h às 11h40 - Título: Referências culturais e patrimônio: o Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, Mangueirão, em Belém, PA.

Expositor: Jonathan Rodrigues

DEBATES E ENCERRAMENTO – 11h40 às 13h30

Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231