Defesa da Amazônia é tema de evento em Belém

Começa no próximo domingo, dia 04 de agosto,  no Hotel Crowne Plaza em Belém o VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos da Defesa – ENABED. O evento ocorre pela primeira vez na Amazônia e reunirá até 08 de agosto diversos pesquisadores brasileiros e internacionais para discutir temas como segurança nacional e internacional, organização e funcionamento de aparelhos militares, relação entre forças armadas e sociedade, entre outros.

O evento é uma promoção da  Associação Brasileira de Estudos de Defesa- ABED, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- NAEA e Universidade Federal do Pará, e tem a finalidade de ampliar o debate do panorama contemporâneo de segurança e defesa, em níveis internacional, regional e interno, bem como refletir e compreender o cenário atual, destacando tendências teóricas, metodológicas e práticas ligadas ao tema. A programação contemplará amplamente o assunto por meio de conferências, palestras, mesas redondas, fóruns acadêmicos, simpósios e minicursos.

Defesa da Amazônia- Nesta edição do ENABED, o tema central é a defesa da Amazônia. A escolha foi motivada pelo fato da região ser prioridade estratégica do Governo brasileiro pelos próximos 20 anos no que diz respeito à segurança e defesa nacional.  Com o novo patamar de poder alcançado pelo Brasil no cenário internacional nos últimos anos se exige cada vez mais a elaboração de estratégias eficientes a fim de tornar a Amazônia menos suscetível às motivações geopolíticas e bélicas de atores estatais e não estatais interessados em compartilhar sua soberania.

Além disso,outro fator que contribuiu na escolha do tema é a centralidade da Amazônia nos debates ambientais mundo a fora, principalmente nas discussões sobre a preservação/conservação da biodiversidade, nas quais se destaca pela abundância em recursos naturais, água doce e uma diversidade étnica e lingüística que caracteriza a população indígena e as populações tradicionais.

ABED – Fundada em 2005, a Associação Brasileira de Estudos de Defesa é uma entidade cuja finalidade é promover os Estudos da Defesa à condição de área de conhecimento científico institucionalmente reconhecida. Nasceu da necessidade de o Estado brasileiro de promover estudos criteriosos que possam subsidiar as políticas públicas de Defesa em seus mais diversos aspectos e atualmente conta com aproximadamente 300 associados das áreas de Ciência Política, Relações Internacionais, História e Estudos Estratégicos.

Serviço:

VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos da Defesa

Realização:  4 a 8 de agosto de 2013

Local: Hotel Crowne Plaza Belém (dias 4, 5,6 e 8 de agosto) e UFPA ( dia 7 de agosto)

Mais Informações:

Site VII ENABED