II SIALAT vai reunir pesquisadores da América Latina

Tudo pronto para o início do SIALAT 2017.

Inícia na próxima segunda, 27 de novembro, o "Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos- SIALAT" e mais uma vez Belém será a capital latino-americana das ciências sociais. Nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro a Universidade Federal do Pará será o palco de grandes discusões de interesse público na segunda edição do SIALAT. O evento é inovador ao fomentar uma revisão de saberes cristalizados, estimular a busca de esquemas interpretativos novos, a revisão de conceitos e a produção de leituras críticas através de estudos comparativos e do que nos ensinam os processos insurrecionais que atravessam toda a América Latina. Com conferencistas reconhecidos em níveis nacional e internacional, o congresso oferece além de mesas-redondas, palestras e 13 grupos de trabalho que discutirão de mundo do trabalho, política, gênero, mídia, dentre outras temáticas. A abertura do SIALAT 2017 será às 9h30, no Centro de Eventos Benedito Nunes/UFPA.

GETTAM - Realização do Grupo de Pesquisa sobre Território, Trabalho e Mercados Globalizados do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (GETTAM/Naea/UFPA), coordenado pela professora doutora Edna Maria Ramos de Castro, o II Sialat tem como público-alvo programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, gestores púbicos, movimentos sociais, profissionais e interessados em geral nos estudos latino-americanos e nas temáticas abordadas.

O II Sialat envolverá várias atividades de caráter científico, tecnológico e cultural, sendo composto por conferências, mesas redondas, grupos de trabalho com apresentação de artigos e posteres, minicursos, mostra de filmes sociológicos e etnográficos, bem como uma diversificada programação cultural. A primeira edição do SIALAT, realizada em 2015, registrou aproximadamente 500 participantes. Para este ano a expectativa é de cerca de 750 pessoas participem do encontro.

A proposta do evento é debater situações comuns que atravessam hoje os países da América Latina com base em resultados de pesquisas produzidas em universidades, em institutos de pesquisa, em programas de pós-graduação e outras instituições reconhecidas pela sua excelência. Aprofundando o debate crítico sobre as políticas, os conflitos sociais, o processo histórico de transformação considerando as práxis sociais, as lutas sociais e os movimentos sociais, inclusive das conjunturas de crise econômica e política.

Desta forma, busca propiciar o intercâmbio de ideias, estudos, pesquisas e debates na análise de experiências de governos e de organizações da sociedade civil em relação às políticas públicas, e incrementar o intercâmbio acadêmico-científico tomando como referência os próprios programas de pós-graduação no campo do desenvolvimento e de temas a ele correlatos.

Por esta razão, o entendimento do Brasil para além dele mesmo, no sentido de fomentar olhares críticos sobre as narrativas ocidentais que tem predominado na interpretação da sociedade brasileira. Cabe ainda ressaltar a contribuição do evento para ampliar os interesses de pesquisadores e aumentar a inserção dos programas de pós-graduação nos estudos internacionais, com intercâmbios direcionados à América Latina, o que constitui uma lacuna nos centros de formação localizados no Brasil, sobretudo tributários da ciência produzida na Europa e nos Estados Unidos, exigindo um esforço complementar de formação de agendas.

Serviço:
II SIALAT - Seminário Internacional America Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos
De 27 a 29 de novembro de 2017
No Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA)
Mais informações no site: sialat2017.com

Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 +55(91) 3201-7231