Participantes do workshop sobre o App AquiAlga

Projeto do Naea promove workshop sobre uso de Aplicativo AquiAlaga.

No dia 26 de outubro, a equipe do projeto intitulado Efeitos de expansão e retração econômicas e perturbações climáticas no modo de vida e na resiliência de pequenas cidades do Delta Amazônico - que analisa o impacto das mudanças climáticas no estuário Amazônico, realizou o workshop sobre o uso de Aplicativo - APP AquiAlaga no auditório do Naea.

O aplicativo foi elaborado pela equipe do projeto e visa a participação dos usuários, em tempo real, enviar dados sobre inundações e alagamentos que acontecem nas áreas urbanas para órgão do governo ou agência de monitoramento.

O workshop teve a participação dos representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente; O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia; Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia; Secretaria do Meio Ambiente do Município de Mazagão- AP; Defesa Civil do Município de Santana - AP; Defesa Civil do Município de Abaetetuba – PA e a Secretaria do Meio Ambiente Ponte de Pedras - PA.

Durante o evento foram discutidas as possíveis utilidades do Aplicativo no monitoramento dos eventos extremos. O App AquiAlaga é uma ferramenta que pode ser usada no telefone celular pelos usuários cadastrados. O APP será testado inicialmente nos municípios d Belém, Abaetetuba, Ponta de Pedras, Mazagão e Santana..

O projeto é financiado pela Rede de Conhecimento sobre o Clima e Desenvolvimento (CDKN), a Fundación Futuro Latino americano (FFLA) e o Centro de Investigação para Desenvolvimento Internacional do Canadá (IDRC) e em uma iniciativa conjunta de Cidades Resilientes ao Clima na América Latina e pelo CAPES-PROAMAZÔNIA, CNPq/ANA/MCTIC.

O projeto é coordenado pela professora doutora Oriana Trindade de Almeida, do Naea e é uma colaboração entre a universidade de Columbia-EUA, o IFPA-Abaetetuba e com a Universidade Estadual do Amapá – UEAP e com as defesas civis de cada uma dessas cidades e do estado do Pará.