Roda de conversas, exibição de documentários e exposição de publicações especiais e raras da Biblioteca do Naea

O Projeto Naea vai à comunidade e Documentários Biográficos da Amazônia da FACOM/PPGCOM promovem evento.

No dia 19 de setembro ocorrerá no Auditório Armando Mendes, programação com o tema: Amazônia em debate: Universidade e Ensino Médio voltada para alunos do 2o e 3o ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Fontenelle.

A ação faz parte do Projeto de Extensão: O NAEA vai à Comunidade, uma iniciativa da Biblioteca e Editora do NAEA em parceria com o Grupo de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia e Academia Amazônia da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

O objetivo do evento é promover discussões críticas com alunos referentes à Amazônia, sua biodiversidade e suas problemáticas no atual contexto contemporâneo; Tornar conhecidos entre os alunos do Ensino Médio os documentários produzidos pelo Projeto de extensão: Documentários Biográficos da Amazônia da FACOM/PPGCOM/PROEX/UFPa, que tem como foco atores sociais que vivem em nossa região e narram as suas histórias, muitas delas desconhecidas do público; o projeto DocBio vem se constituindo como um importante banco didático-pedagógico para a comunidade em geral; e Oferecer Oficina de Redação (ENEM) aos alunos tendo como tema a Amazônia.

Conheça o projeto e a programação:

Tema - Amazônia em debate: Universidade e Ensino Médio

Programação: Debate, exibição de documentários e exposição de publicações especiais e raras da Biblioteca do NAEA.

Local: Auditório Armando Mendes/Naea/UFPA

Data: 19 de setembro de 2017

Horário: 8h as 12h

Público: Alunos do 2o e 3o ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Fontenelle

Quantidade alunos:61

1) Apresentação

2) Objetivos

a) Promover discussões críticas com alunos referentes à Amazônia, sua biodiversidade e suas problemáticas no atual contexto contemporâneo.

b) Tornar conhecidos entre os alunos do Ensino Médio os documentários produzidos pelo Projeto de extensão: Documentários Biográficos da Amazônia da FACOM/PPGCOM/PROEX/UFPa, que tem como foco atores sociais que vivem em nossa região e narram as suas histórias, muitas delas desconhecidas do público; o projeto DocBio vem se constituindo como um importante banco didático-pedagógico para a comunidade em geral.

c) Oferecer Oficina de Redação (ENEM) aos alunos tendo como tema a Amazônia.

4) Componentes

a) Biblioteca Professor José Marcelino Monteiro da Costa;

b) Editora do NAEA;

c) Academia Amazônia;

d) Grupo de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia;

5) Programação

8h 15– Apresentação dos Projetos.

8h30 – Exibição do DocBio Lúcio Flávio Pinto, jornalista e sociólogo da Amazônia. Editor do Jornal Pessoal, publicação que completou em setembro 30 anos de jornalismo alternativo na Amazônia.

9h - 9h45- Roda de conversas

Ruthane da Silva e Roseany Lima - NAEA. Mediadora: Milene Costa de Sousa, do Grupo de Pesquisa Mídia Alternativa da Amazônia e DocBio.

9h50 – Lanche

10h5 - 11h20- Oficina de Redação – ENEM (instrutores Lairson Costa e José dos Anjos)

11h30– Encerramento e sorteio de livros

11h45– Saída dos alunos

Comissão Organizadora: Professora Dra Célia Trindade Amorim (Facom/PPGCOM/UFPa), Ms.Ruthane da Silva e Ms. Roseany Lima (NAEA/UFPa)

Agradecimento: Rodolfo Dantas, criador da arte Projeto O NAEA vai à comunidade.

Parceria: Pro-Reitoria de Extensão (Proex - UFPa), Projeto O NAEA vai à comunidade, Grupo de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia e Academia Amazônia da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.