Escolha o Idioma:        

Morre professor José Marcelino Monteiro

Morreu hoje, dia 26 de junho, em Belém, o professor José Marcelino Monteiro da Costa, antigo diretor do Naea. A história do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos não pode ser contada sem mencionar o trabalho do professor José Marcelino, responsável pelos 10 primeiros anos de funcionamento do Núcleo, entre 1973 e 1983, um ano após ter sido fundado, em 1972, pelo já também falecido professor Amando Mendes.

Além do importante trabalho acadêmico acerca da região amazônica, o professor Marcelino registrou toda a história de implantação do Naea na obra “Desenvolvimento Regional: NAEA, uma década de Experiência Amazônica”, lançado em 1983 e reeditado em 2008 pela editora do Naea, por ocasião da comemoração dos 35 anos do Núcleo.

Para o professor e pesquisador Luis Aragón, além da importância para a efetiva implantação do Naea, o professor Marcelino dedicava especial zelo às bibliotecas como forma de promover o conhecimento. Essa atenção foi devolvida em forma de homenagem, pois hoje o professor nomeia a biblioteca do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231