Feminismo, mídia e política em debate

Naea sedia reunião ampliada para discutir

feminismo, mídia e política.

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoa), ligado à Faculdade de Comunicação (Facom) e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza uma reunião ampliada sobre feminismo e política na próxima sexta-feira, dia 7, às 14h30, no auditório Prof. Armando Mendes, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea). A reunião terá a participação da jornalista Rayza Sarmento, doutora e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista na interface entre gênero, comunicação e política. O evento é aberto ao público e as inscrições serão realizadas no local.

Na pauta da discussão, uma parte da pesquisa de doutorado da pesquisadora: "Estudos feministas de mídia e política: uma agenda de pesquisa". O objetivo é fazer um panorama dessa área de estudos e oferecer insumos para futuras pesquisas.

“Essa discussão tem muita importância para o Compoa, que possui uma linha de pesquisa voltada para comunicação, poder e gênero e também para estudantes e pesquisadores interessados na área de investigação. É uma temática em evidência. Precisamos discutir gênero, precisamos discutir feminismo e a abordagem da mídia tem uma centralidade nessa discussão. Quando a lançamos um olhar para a abordagem midiática, estamos contribuindo para que o assunto seja reverberado na sociedade de forma crítica”, explica a professora Danila Cal, líder do Compoa.

O evento tem apoio do Naea e é voltado para a comunidade acadêmica – principalmente estudantes e pesquisadores que trabalham temática de gênero– e também aberto a atores sociais e aos profissionais que tiverem interesse em participar dessa discussão.

 Sobre Rayza Sarmento

Doutora e mestra em Ciência Política pela UFMG, com doutorado sanduíche em Mídia, gênero e política pela Northumbria University at Newcastle/UK. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA. Pesquisadora do Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG). 

Sobre o Compoa

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia – Compoa (UFPA/CNPq) é liderado pela professora Danila Cal (Facom/PPGCom/UFPA) e investiga, a partir das interfaces entre comunicação, relações de poder e democracia, fenômenos sociais e políticos contemporâneos que ocorram no contexto amazônico ou incidam sobre ele. Esses processos são analisados em diferentes contextos comunicativos: internet e redes sociais, mídia e conversação cotidiana.

O grupo congrega estudantes de graduação e de mestrado, de Comunicação e outras áreas e também tem a participação de militantes sociais e de profissionais que atuam na área da comunicação e política. Entre as temáticas trabalhadas estão: relações e desigualdades de gênero, trabalho doméstico, redução da maioridade penal, mulheres e poder.

A jornalista Kassya Fernandes, que atua em movimentos sociais pelos direitos da criança e do adolescente há dez anos, faz parte do Compoa. Para ela, o grupo é uma oportunidade de profissionais que estão inseridos no mercado discutirem assuntos com o embasamento daqueles que estão na academia, como uma troca de experiências e conhecimentos.

“O Compoa é a oportunidade de você reunir pessoas que estão no mercado e também na academia, discutindo sobre política de uma maneira mais ampla. Quem está há muito tempo no mercado tem poucas oportunidades de discutir criticamente sobre o que nós praticamos e observamos ao longo dos anos. Como uma pessoa que atua há muito tempo com movimento social, há tempos tentava refletir sobre alguns pontos que hoje a gente lê, discute e acaba fazendo reflexões ainda mais profundas com a contribuição dos colegas. Essa troca é muito enriquecedora para nós como profissionais e acho que a gente contribui com as pesquisas desenvolvidas também”, afirma Kassya sobre o grupo.

As reuniões do Compoa ocorrem duas vezes por mês. O grupo abre as reuniões quando promove debates de interesse mais amplo, como o bate-papo sobreestudos feministas de mídia e política;oficinas de produção de Currículo Lattes; produção de artigo científico e outros eventos ao longo do ano.

Serviço:

"Estudos feministas de mídia e política: uma agenda de pesquisa"
Dia 07/07/2017, às 14h30
Local: Auditório Prof. Armando Mendes, do NAEA (UFPA)
Evento público
Mais informações: compoa.ufpa@gmail.com
Fanpage: grupocompoa

Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 +55(91) 3201-7231