Prof. Durbens Nascimento, último à direita, no segundo dia de evento

Diretor do Naea participa de seminário sobre marxismo. 
 
Ocorreu nos dias 10 e 11 de abril o Seminário “Marxismo em Debate: Há lugar para o Socialismo no Século XXI?”, organizado pela Fundação Maurício Grabois, com apoio do Naea/UFPA, ICSA/UFPA, PPED/UFPA, GAPSA/UFPA e da CTB, no Auditório Setorial Profissional, na Universidade Federal do Pará. No último dia do evento, a abertura ficou por conta do Prof.º Dr. Dubens Nascimento, diretor do Núcleo de Altos Estudos Amazônico - que palestrou sobre o “Socialismo Como Possibilidade Histórica e Como Busca”. Na sua fala, o prof. Durbens expôs alguns pontos de discussão relacionados ao declínio do PIB em nível internacional, o aumento da desigualdade social mundial e da concentração de renda, argumentando assim que “a solução para as contradições da relação capital x trabalho é a construção de uma alternativa socialista”, além disso, o prof. Durbens apontou também algumas reflexões sobre as experiências socialistas, entre ganhos e contradições.

Estiveram também presentes ao evento lideranças sindicais, discentes, docentes e pesquisadores com o objetivo de debater o marxismos dentro dos marcos das conjunturas nacional e internacional, de avanço da implementação da agenda neoliberal pelos diversos governos Brasil.

Programação - No primeiro dia, o debate foi liderado pelo Prof.º Dr. Ronaldo de Lima Araújo, do Instituto de Ciências Sociais da Educação – ICED/UFPA e pela Prof.ª Msc. Joaquina Barata Teixeira, docente aposentada da UFPA, que trouxe questões sobre a Filosofia Marxista, Transformação Social e o Método Marxista enquanto instrumento de investigação científica.

No segundo e último dias, o seminário pode contar com a contribuição do Prof.º Dr. José Raimundo Trindade, do Instituo de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA/UFPA, que abordou a Economia Política na perspectiva marxista relembrando os 150 anos da obra “Capital” e 100 anos das Revoluções Russas, elencando pontos da conjuntura como a Expansão do Capitalismo, fazendo o link entre as categorias analíticas marxistas e as medidas de austeridade fiscal.  O evento, que ultrapassou o número de 200 inscrições, finalizou com a abertura do debate para os demais presentes e as considerações finais dos palestrantes, com apontamentos de saídas e de pautas para debates importantes à superação da sociabilidade capitalista.

 Texto e foto: David Queiroz

Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 +55(91) 3201-7231

Desenvolvido por Equilibriumweb