Professores Durbens Nascimento, Emmanuel Tourinho e Silvio Figueiredo

Toma posse a nova diretoria do Naea.

Na tarde da última quinta-feira, 02 de fevereiro, tomou posse a nova diretoria do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos para o período 2017-2021. A cerimônia - que empossou os professores Durbens Nascimento, diretor, e o professor Silvio Figueiredo, diretor adjunto - ocorreu no auditório Prof. Dr. Armando Mendes, do Naea, e contou com a participação do Magnífico Reitor, prof. dr. Emmanuel Tourinho, pró-reitores, professores, técnicos, discentes e coordenadores de programas de pós-graduação da Univesidade Federal do Pará.

Salto - Após a assinatura do ato de posse, os novos diretores usaram da palavra para agradecer a presença de todos, enfatizar a importância do trabalho desenvolvido pelo Naea nas gestões anteriores e apresentar as perspectivas para o Núcleo. "O Naea tem contribuído muito para o aumento das possibilidades de diminuição de problemas pela forma diferenciada a partir dos resultados das intervenções grandes questões da realidade regional", enfatizou o prof. dr. Silvio Figueiredo. O prof. dr. Durbens mencionou a importância da criação do Inaea, projeto de criação e transformçaõ do Núcleo em Instituto e com isso, a possibilidade de ofertar curso de graduação. "O Instituto será o grande salto que congregará o corpo técnico e docente, e que irá contribuir ainda mais para o desenvolvimento da Amazônia".

Premissas - No seu discurso, o reitor da UFPA recordou o surgimento do Naea e o percurso desde o primeiro curso Fipam, posteriormente a implantação do Plades e até os dias de hoje, como a oferta de cursos lato sensu e dois programas em níveis strictu sensu, resaltando o caráter interdisciplinar que sempre esteve nas premissas de criação e condução do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Após os discursos, a cerimônia foi encerrada pelo Magnífico reitor. Em seguida, foram descerradas três placas em homenagem às três primeiras turmas dos programas Fipam, Plades e PDTU.