A partir da esquerda, os professores Emmanuel, Lígia, Durbens, Francisco e Ernani

Profa. Lígia Simonian é a mais nova titular do Naea.

Ainda antes do final do ano de 2016, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - Naea recebeu mais uma docente titular. No dia 27 de dezembro de 2016, às 9h, no miniauditório do Naea, a profa. Dra. Ligia Simonian apresentou o trabalho Memória, arte e criatividade: a fotografia do santareno Apollonio Alves Pereira Fona 1893-1938 à banca presidida pelo prof. Dr. Francisco de Assis Costa. Os demais membros da banca de avaliação foram os professores doutores Ernani Chaves, Emmanuel Tourinho (reitor da UFPA) e Terezinha Andrade dos Santos.

Presentes - Estiveram presentes à apresentação da profa. Lígia o diretor do Naea, prof. dr. Durbens Nascimento, alunos, técnicos do Núcleo, além de convidados. Após as arguições dos professores da banca e das considerações da profa.Lígia, a professora foi considera apta para ascender ao cargo de professora titular.