A escritora Stella Pessoa e o filósofo Benedito Nunes

Comunidade do Naea lamenta a perda da escritora  paraense.

Morreu no último sábado, 09 de julho, em São Paulo, a escritora paraense Stella Faciola Pessoa, aluna de doutorado do Naea, onde desenvolvia uma tese sobre o pensamento social de Benedito Nunes, sob orientação da Profa. Dra. Edna Castro. Stella Pessoa estava em tratamento de saúde no Hospital A. C. Camargo na capital paulista. Colegas, docentes e técnicos do Naea lamentam profundamente a partida precoce de Stella, ao mesmo tempo em que se solidarizam à família nesse momento de dor e preparam para breve uma homenagem à querida Stella Pessoa.

Saudade- O professor Ernani Chaves - um dos avaliadores da banca de qualificação de tese de Stella - escreveu na sua página pessoal "Stella Faciola Pessoa não resistiu. Lutou bravamente até o fim. Há pouco mais de um ano, ainda estive na sua banca de qualificação de Doutorado no NAEA/UFPA. Há quase uma década, dedicava-se a estudar o “pensamento social” de Benedito Nunes. Sobre Benedito, em especial, conversamos muito nesse período. Em geral, conversas no “Ekky Churrasquinhos”, em frente à minha casa, lugar onde sempre misturo, com alunos e amigos, o prazer de comer e beber com o de pensar. Relendo nossos últimos e-mails, nossos últimos “zaps”, percebo que havia neles apenas esperança, nenhum lamento. Relembro seu rosto feliz e sorridente a cada encontro, sua voz suave, sua elegância simples, sua delicadeza. Tivemos tempo suficiente, felizmente, para dizermos o quanto gostávamos um do outro. Adeus querida Stella. De você, não esquecerei jamais"

Foto: Fernando de Jesus Sampaio Neto