Walter Pinto, Ana Prado e Brenda Takeda

Naea promoveu mesa-redonda "O papel da Comunicação na Disseminação

da Produção Científica na Amazônia".

Na manhã da última segunda-feira, dia 23 de maio de 2016, ocorreu no mini-auditório do Naea (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos) a mesa-redonda O papel da Comunicação na Disseminação da Produção Científica na Amazônia, promovida pela Biblioteca e pela Editora do Naea. O evento contou com a presença do jornalista Walter Pinto, do jornal Beira do Rio da UFPA, também das jornalistas Ana Prado (CCDC/Naea) e Brenda Taketa (Doutoranda Naea). Os diálogos foram bastante significativos abordando desde as dificuldades para manter o jornal Beira do Rio, a relação entre a mídia e os institutos de pesquisa. Os aspectos quanto aos projetos pedagógicos dos cursos de Jornalismo também foram objeto de discussões, pois avaliou-se que ainda a universidade não privilegia cadeiras de jornalismo científico.

Além disso, a questão da inclusão dos sujeitos amazônidas no âmbito da comunicação, em função da “distância” entre alguns lugares na Amazônia. O fato geográfico impacta na divulgação científica em regiões distantes dos grandse centros.  A comunicação com os sujeitos fica laboriosa, como relatado por Brenda Takeda sobre a cidade de Limoeiro do Ajuru, no Pará. “Para chegar lá é muito difícil, não dá para voltar no mesmo dia, o sinal da internet é muito ruim”