Projeto "Naea vai à comunidade" visita escola pública

Naea participa de evento em escola pública no bairro da Terra Firme.

Uma ação conjunta entre a Biblioteca  e a Editora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA), no último dia 18 de Abril de 2016, realizaram em parceria com professores e estudantes  do Instituto Federal do Pará (IFPA) uma programação alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, na Escola Estadual Mario Barbosa, localizada no bairro da Terra Firme. A programação contou com atividades de leitura dramatizada, contação de histórias e encenação de peça. A apresentação também foi realizada por um grupo de alunos colaboradores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras do IFPA com a colaboração da Professora Leila Sodré e Maués – Coordenadores de Área do PIBID Letras IFPA. A ação é fruto do Projeto “O Naea vai à comunidade” que é uma iniciativa da Biblioteca e da Editora do Naea.

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) é referência em estudos com temas relacionados ao meio ambiente, políticas públicas, planejamento e desenvolvimento, voltados para a Região Amazônica e, por meio deste projeto, pretende desenvolver ainda mais o diálogo com os moradores do entorno da Universidade, procurando atender às solicitações fruto das discussões com a comunidade durante palestras, seminários, e demais eventos que são desenvolvidos pelo Núcleo.

Os objetivos do projeto "Naea vai à Comunidade" são difundir, por meio de ações educativas, culturais e técnico-científcas, as atividades da Biblioteca, da Editora e demais unidades do Naea para as comunidades que se encontram próximas à Universidade Federal do Pará, como escolas municipais, estaduais e federais, vinculando o ensino e a pesquisa. O  “O Naea vai à comunidade” seguirá um calendário de atividade mensal com apresentação de palestras, seminários, mesas-redondas, oficinas e dramatização para estas comunidades.