Capítulo Belém do Fórum 21 é instalado

Evento culminou com a instalação do capítulo Belém do Fórum 21

Na última segunda-feira,  dia 02 de maio, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, às 15h, no campus profissional, ocorreu o lançamento de bases para a criação do capítulo Belém do Fórum 21. Fórum 21 é formado por ativistas de esquerda, movimentos populares, entidades da sociedade civil e cidadã e cidadãos dedicados à consolidação da democracia no Brasil e à participação da sociedade civil nas questões de interesse coletivo.

Na discussão e instalação do capítulo Belém no Fórum 21, o cenário político, as manifestações contra o golpe, produção de bases para um programa nacional para pensar e dialogar uma saída para o país foram algumas das  pautas da reunião. O debate também gioru em torno da inclusão da comunidade que se localiza ao entorno da universidade, que é de total importância para a expansão do conhecimento desenvolvido pela academia. Joaquim Palhares, secretário político nacional do Fórum 21 iniciou sua fala comentando sobre a crise política e em como isso implica nas problemáticas internas e externas que a universidade enfrenta nos dias de hoje. Palhares também ressaltou que a entidade possui caráter político que busca a participação maior da sociedade civil. “Estamos começando a estabelecer raízes fundamentais do Fórum. O Fórum não é mais uma entidade só de professores, precisa-se compreender que, essa juventude tem ânsia de conversar, de debater”.

Naea - O Professor Sílvio Figueiredo, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA), também participou da discussão para a organização do capítulo Belém. O professor comentou sobre os problemas internos da universidade, porém com a visão de que seria necessária motivação para uma mobilização, para a qual o trabalho coletivo é importante. “O Naea tem esse costume de diálogo, não à toa os debates realizados dentro do núcleo sempre são abertos a comunidade, onde a possibilidade de diálogo é concreta. Estamos mais confortáveis a essa relação entre academia e comunidade”.

Fábio Castro, professor de comunicação da Facom/UFPA, esteve presente e também contribuiu para a discussão. “Estamos vivendo dias difíceis, teremos grandes batalhas futuramente. É importante a organização social que o Fórum 21 proporciona, acredito que possamos aprofundar o debate e sair da superficialidade. Com o Fórum 21 podemos construir agendas e debater profundamente com a colaboração da sociedade civil".

Texto e foto: Ana Laura