O encontro foi fruto da parceria entre Naea, FGV e IFC

Naea sediou encontro sobre grandes obras e sustentabilidade na Amazônia.

Na tarde da última terça-feira, dia 30 de março, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, recebeu o encontro de mobilização: Grandes Obras na Amazônia: Aprendizados e Diretrizes. O Centro de Estudos em Sustentabilidade parceria entre Naea,  Fundação Getúlio Vargas (GVCes) e  International Finance Corporation (IFC). Fazem parte desta atividade mais de 40 instituições  que estão engajadas nos debates iniciados em setembro de 2015. O evento foi realizado no auditório Armando Mendes.

O encontro contou com os seguintes grupos de trabalhos temáticos; Agendas de Desenvolvimento Territorial, Instrumentos de Financiamento, Capacidades Institucionais e Articulação de Políticas Públicas, Grupos Vulneráveis e Direitos Humanos, Ordenamento Territorial e Diversidade.  O projeto visa aprimorar o trajeto de desenvolvimento local em territórios amazônicos que recebem grandes obras. O processo de discussão que o evento realiza faz parte de um debate iniciado no ano passado e a idéia fundamental é tentar criar diretrizes e protocolos que possam orientar as grandes empresas e empreendimentos que vêm para a Amazônia e na forma como  elas devem se inserir  nas realidades locais,  complexas e delicadas.

Orientar - O Professor Francisco Costa do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico úmido (PPGDSTU/Naea), comentou sobre  a relevância da discussão e colaboração das propostas a serem desenvolvidas. “São dois universos diferentes que quando entram em contato e sem o conhecimento prévio de parte a parte tende a criar conflitos de grandes envergaduras. O esforço todo aqui é tornar a discussão ampla e orientar as empresas aos cuidados e procedimentos que estas devem tomar ao se inserir em determinada realidade, e esse é um elemento chave para a formação de governança e capacidade de organização do território de um modo criativo e produtivo, a partir da convivência de atores distintos que podem criar possibilidades interessantes das duas partes, mas que também podem ser base de conflitos sérios”. Para o Professor Francisco é muito interessante que a comunidade do Naea tenha esse tipo de discussão, já que a temática sobre a Amazônia é a base de estudo. “Esse é o tema do Naea, nosso núcleo trabalha muito orientado por essa direção que busca desenvolver métodos e formar de gestão territorial, gestão pública, planejamento territorial com bases modernas e isso é mais do que interessante para a comunidade do Naea”.