O servidor Jorge Nogueira foi homenageado na cerimônia

Naea e UFPA formam a primeira turma de mestres em Políticas Públicas.

A noite da última terça-feira, 15 de Março, foi de comemorações para a primeira  turma de mestrado profissional em Gestão Pública do Naea. A cerimônia de colação de grau foi realizada no Centro de Convenções Benedito Nunes e contou com a presença do Prof. Dr. Durbens Nascimento – Diretor do Naea; da Prof. Simaia Sales dos Mercês – coordenadora do mestrado emGestão Pública (PPGGP), do Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy e demais pró-reitores da UFPA.

A turma de 2012, pioneira a se formar em Gestão Pública, foi composta por 20 alunos, dos quais 13 são oriundos da UFPA e, sete provenientes de demanda social (de órgãos públicos como Secretaria de Educação, Assembléia Legislativa do Pará, dentre outros). A Universidade Federal do Pará abraçou esse processo de qualificação dos técnicos da instituição. Para o Professor Durbens Nascimento, diretor do Naea, nada disso seria possível se não houvesse a adesão, vontade e o protagonismo de centenas de técnicos administrativos para os quais a gestão pública contemporânea os concebe como agentes essenciais no processo de modernização da administração.

O professor Durbens também ressaltou a função do Núcleo nesse processo e como o Naea vem sendo pioneiro nas questões que envolvem o âmbito regional. “A extraordinária capacidade de inovação do Naea que, assim como criou o curso de Especialização Internacional em Áreas Amazônicas, o famoso FIPAM, nos idos de 1973, o primeiro curso dessa natureza na Amazônia, também revolucionou na pós-graduação na Amazônia ao implatar em 1977, o primeiro curso de mestrado em Planejamento do Desenvolvimento – PLADES. E por fim, em 2008, anunciou a aprovação pela Capes do primeiro Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública, que culminou com esta a diplomação".

Homenageado pela turma, o servidor da Proad, Jorge Nogueira, relembrou em seu discurso as dificuldades que foram ultrpassadas até à conclusão do mestrado, bem como as amizades que foram construídas ao longo do curso. O curso Pós-Graduação em Gestão Pública nasceu da necessidade de melhor qualificar a mão-de-obra técnicos que atuam em órgãos públicos.

Texto: Ana Laura