O diretor do Naea, prof. Durbens Nascimento, recebeu o secretário Alex Fiúza e os dirigentes da Uniceuma.

Parceria entre Naea e universidade maranhense.

Na terça-feira, dia 15de março, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea/UFPA), recebeu oficialmente a solicitação para formar um Grupo de Trabalho com docentes da  Universidade Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), sediado em São Luís, a fim de apresentar propostas de implantação de mestrado e de doutorado naquela universidade. A iniciativa pretende construir um acordo de cooperação técnico-científico entre o Naea e a instituição maranhense. O Grupo Educacional Ceuma possui sedes em Brasília, Imperatriz e São Luís.

O diretor do Naea, Prof. Durbens Nascimento, destacou que a cooperação e a possível parceria fundamentam-se na experiência do Naea em ofertar cursos de mestrado e doutorado como um dos objetivos da inserção da pós-graduação na Amazônia na área do desenvolvimento regional e que atende aos requisitos estabelecidos pela Capes para a manutenção do padrão de alto nível do Naea. O Naea, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido – PPGDSTU já ofertou esses cursos no estado do Amapá, Maranhão e Roraima. Já o Prof. Alex Fiúza, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, destacou que a parceria com o Núcleo se dá pela excelente experiência e capacidade de formação de recursos humanos do Naea. O Vice-Presidente do Grupo Ceuma ressaltou a prioridade da parceria com Naea e se empenhará para que seja exitosa, bem como contribua para a formação de docentes em nível de mestrado e doutorado na Uniceuma. A ideia é que os cursos seriam em tese ofertados pelo Naea em São Luís-MA.

Além dos professores Durbens Nascimento e Alex Fiúza de Melo, participaram da reuniãos professores e representantes do Grupo Educacional, Prof. Dr. José de Jesus do Rosário Azzolini – Vice-Presidente do Grupo Educacional CEUMA; Prof. Dr. Cristina Nitz da Cruz – Assessora de Regulação do Grupo Educacional CEUMA; Prof. Dr. Fabrício Brito Silva – Representante da área ambiental da UNICEUMA e o Prof. Dr. Valério Monteiro – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós- Graduação da Uniceuma.