Escolha o Idioma:        

Reforma do Ver-o-Peso em debate.

Naea realizará discussão sobre a reforma do Ver-o-Peso.
 
Uma série de discussões sobre a reforma da feira do Ver-o-Peso tem mobilizado a sociedade no decorrer dos últimos dois meses. Nesta quinta, 17, será a vez de pesquisadores e da comunidade acadêmica entrarem no debate. A programação incluirá a apresentação do projeto pela empresa responsável, assim como a discussão com especialistas de diversas áreas, feirantes, alunos e interessados Um novo debate sobre a reforma do Ver-o-Peso será realizado na próxima quinta-feira, 17, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, vinculado à Universidade Federal do Pará (Naea/UFPA). Dessa vez, as discussões pretendem envolver pesquisadores do Núcleo e será aberta aos públicos de dentro e fora da universidade. Prevista para iniciar às 9h, a programação incluirá a apresentação do projeto pela empresa responsável, bem como discussões com especialistas de diversas áreas, que posteriormente dialogarão também com os técnicos do projeto, feirantes, alunos e interessados em questões sobre a cidade. Pelo Naea, que é um espaço de pesquisas e discussões interdisciplinares sobre temas regionais, incluindo os que tratam das especificidades dos espaços urbanos na Amazônia, participam do encontro os seguintes professores: Edna Castro, Francisco de Assis Costa, Saint-Clair Trindade, Simaia Mercês e Silvio Figueiredo. 
 
A empresa contratada para a elaboração do projeto, DPJ Arquitetura e Engenharia, confirmou a participação do diretor José Freire. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) até o momento não enviou o nome do representante. E, pela Associação de Feirantes do Ver-o-Peso, está assegurada a presença de Manoel Rendeiro. Como resultado, os encaminhamentos dos debates devem compor um documento a ser encaminhado à consulta pública aberta pelo Iphan e pelo Ministério Público Federal (MPF-PA). A entrada no encontro será aberta aos interessados e os organizadores do evento recomendam a apreciação dos documentos básicos do projeto, disponíveis no site do Iphan, para favorecer e aumentar a qualidade das discussões. 
 
Reforma - Anunciada pela prefeitura de Belém no dia 12 de janeiro, a reforma da feira do Ver-o-Peso tem mobilizado vários setores da sociedade que contestam, entre outros pontos, a ausência de amplas discussões públicas acerca de um projeto que mobiliza, direta ou indiretamente, interesses de toda a cidade.  Para dar maior transparência ao projeto, o Iphan e o MPF disponibilizaram os documentos básicos no website do instituto, e garantiram a realização de uma audiência pública para meados de abril. Para enviar propostas, críticas e sugestões basta escrever ao email: iphan-pa@iphan.gov.br até o dia 31 deste mês.
 
Serviço: 
 
Debate sobre a reforma do Ver-o-Peso
 
Data: 17.03.2016 (quinta-feira)
 
Local: Auditório do Naea/UFPA (Campus Profissional)
 
9h - DPJ (30 min)/Iphan (20 min)/Associação Feirantes (20 min)
 
10h10m - Grupo 1/ Saint Clair Trindade (20 min) Simaia Mercês (20 min) Edna Castro 
 
(20 min)
 
11h10m - Grupo 2/ Francisco de Assis Costa (20 min) Silvio Figueiredo (20min)   
 
11h50m - Debates e encaminhamentos com a plenária
 
13h - Encerramento
 
15h - Encaminhamentos organizadores e equipe para a construção de documento

Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750 55(91) 3201-7231