Aula Magna do mestrado em gestão pública

Naea realiza Aula Magna do mestrado profissional em gestão pública

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, foi realizada no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea/UFPA) a Aula Magna do Mestrado profissonal em Gestão Pública, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública  (PPGGP) da UFPA. O evento ocorreu no auditório Armando Mendes, no Naea.

Participaram da abertura oficial, o professor Emmanuel Zagury Tourinho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (PROPESP) da UFPA, representando o Reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy; O diretor do Naea, professor Durbens Martins Nascimento; e o vice-coordenador do PPGP, professor Adagenor Lobato Ribeiro.

Para o vice-coordenador, professor Adagenor,  estes novos mestrandos são vencedores,  pois a seleção foi bem difícil. “Chegar até aqui é uma vitória, todos passaram por uma etapa longa e cansativa de seleção, e com todo o rigor necessário, parabéns a todos”, concluiu o professor.

Já o professor Durbens Nascimento, diretor do Naea, ressaltou a importância das parcerias e apoios da UFPA e da PROPESP. “É necessário que se faça um agradecimento a UFPA e a PROPESP pela oportunidade que dão ao Naea de continuar e fortalecer suas pesquisas”, ressaltou o diretor. Durbens agradeceu ainda ao trabalho dos coordenadores do PPGGP. “Parabenizar também a Professora Simaia do Socorro Sales das Mercês e o professor Adagenor Lobato Ribeiro, pelo belo trabalho realizado a frente deste programa de pós-graduação. Esperamos melhorar ainda mais e temos para o futuro o projeto de uma graduação em gestão pública e até de um doutorado nesta área”, concluiu Durbens.

o professor Emmanuel Zagury Tourinho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, ressaltou a força deste mestrado. “Tivemos 103 inscritos, foram 40 aprovados e 14 selecionados para fazer o curso. Isso mostra a importância do PPGGP e como é alta a demanda de gestores públicos, que precisam ser todos muito bem capacitados”, explica o pró-reitor. o professor ainda ressaltou a importância destes profissionais e o quanto que é preciso cada vez mais capacitá-los para atuar nas instituições. “Precisamos de profissionais preparados para trabalhar em diversos setores, que consigam cumprir os prazos e que diminuam os tempos dos processos. Eles são fundamentais para o andamento dentro das instituições e em toda a sociedade”, concluiu.

Uma das características deste curso é a grande participação de técnicos-administrativos da UFPA. A secretária-executiva da reitoria da UFPA, Priscila Eny Souza Oliveira, foi aprovada em primeiro lugar no concurso. Ela destaca que o mestrado vai ajudá-la tanto na questão pessoal, quanto profissional. “Este curso vai me proporcionar uma melhora no meu trabalho, além de me valorizar pessoal e profissionalmente. Tenho a ideia de fazer um trabalho sobre o papel das secretarias-executivas na gestão pública, e sei que será possível desenvolver este tema aqui”, concluiu a nova mestranda.

Foto: Adolfo Lemos/ ASCOM UFPA