Professores Aragon e Saint-Clair em defesa para titulares.

Naea realiza bancas de defesas para professores titulares.

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- Naea realizará pela primeira vez na próxima quarta-feira,  dia 02 de dezembro, no auditório Armando Mendes, as defesas públicas para o cargo de professor titular.  Apresentam as suas candidaturas aos cargos os professores doutores Eduardo Luis Aragon Vaca e Saint-Clair Cordeiro de Trindade Jr. A defesa do professor Luis Aragon ocorre às 8h30 e a do professor Saint-Clair às 14h30.

Aragon - O professor doutor Luis Aragon é Colombiano, residente permanente no Brasil desde 1976. Possui graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Educação da Universidade Nacional da Colômbia (1970), mestrado e doutorado em Geografia da Michigan State University (1974 e 1978, respectivamente), pós-doutorado em estudos populacionais da Brown University (1984-1985) e em estudos latino-americanos da Universidade de Estocolmo (1992-1994), e cursos especiais em planejamento regional e gestão da cooperação internacional. Tem sido professor/pesquisador visitante da Universidade de Swansea (País de Gales) e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sócias (FLACSO) do Equador, e participa ou participou como avaliador de projetos da Comissão Européia, CNPq, CAPES e outros organismos. Desde 1976 é professor e pesquisador do NAEA, em níveis de mestrado e doutorado; e atualmente é fellow do Programa LEAD (Leadership for Environment and Development) e Coordenador da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável.

Saint-Clair - O professor doutor Saint-Clair Trindade é graduado em Geografia - Licenciatura (1986) e Bacharelado (1989) - e em Direito (1988) pela Universidade Federal do Pará. Na mesma Universidade cursou Especialização em Instrumentação Específica à Análise Geográfica Aplicada à Amazônia (1988) e concluiu Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1993), no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Doutorou-se em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e realizou Pós-Doutorado em Políticas Urbanas no Institut des Hautes Études de l' Amérique Latine (Université Paris III/Sorbonne Nouvelle), França (2006-2007). Desde 1989 é docente efetivo da Universidade Federal do Pará, sendo atualmente Professor Associado IV vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. É também membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ocupando a cadeira de número 21. Atua como docente, pesquisador, consultor e orientador de trabalhos acadêmicos na área de planejamento e estudos urbano-regionais, voltados principalmente para os seguintes temas: cidades, urbanização e urbanodiversidade na Amazônia; desenvolvimento urbano e regional; planejamento e gestão urbanos; direito urbanístico e ordenamento territorial.