Aula inaugural do IV EPA

Abertura oficial do IV Seminário Economia Política da Amazônia

Nesta quarta-feira, 25, ocorreu a abertura oficial do IV Seminário Economia Política da Amazônia: Os Desafios Teórico-Metodológicos do Espaço Dividido (IV EPA). O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (Dadesa), no contexto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Fizeram parte da mesa de abertura, o professor doutor Edson Ortiz, pró-reitor de administração da UFPA (PROAD/UFPA), representando a Reitoria da universidade; o professor doutor Durbens Nascimento, diretor do Naea; e o professor doutor Francisco de Assis Costa, coordenador do DADESA.

Em sua breve fala, o professor Ortiz deu as boas-vindas aos participantes e desejou que todos os temas do evento sejam discutidos da melhor forma possível e contribuam com a produção da acadêmica. O diretor do Naea, professor Durbens Martins, reforçou que estes eventos também são espaços para discussões e que o Naea apoia todos estes encontros, com foco na pesquisa, debates e produção de materiais acadêmicos, como artigos e papers. Para o professor Francisco Costa, do DADESA, o apoio do Naea e da UFPA é fundamental para a realização dos eventos, que são espaços para pontuar as temáticas do grupo e desenvolver suas pesquisas.

A aula inaugural do IV EPA foi realizada pelo professor doutor José Eduardo Cassiolato, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). O professor falou sobre a obra “Espaço Dividido”, do geógrafo Milton Santos. Além disso, ele tratou sobre a globalização e a atual crise econômica.

O encontro será dedicado à discussão de metodologias que estão sendo utilizadas no programa de pesquisa, em diálogo com outras, que poderiam expandir as possibilidades na direção de uma economia territorial.

A programação segue até o dia 27 e todos os eventos serão filmados e gravados,  com o propósito de formar um acervo de uso acadêmico e pedagógico comum, a todos os nossos centros e grupos. Para acessar os vídeos e acompanhar as mesas ao vivo, acesse o canal do GP Dadesa no You Tube.