A Economia Política na Amazônia em debate

DADESA Realiza o IV Seminário Economia Política da Amazônia

Entre os dias  23 e 27, ocorre o IV Seminário Economia Política da Amazônia: Os Desafios Teórico-Metodológicos do Espaço Dividido (IV EPA). O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (Dadesa), no contexto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPa). O evento será realizado no auditório do Naea. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Para se inscrever, clique aqui.

O encontro será dedicado à discussão de metodologias que estão sendo utilizadas no programa de pesquisa, em diálogo com outras, que poderiam expandir as possibilidades na direção de uma economia territorial.

A discussão se fará tendo a referência dos desafios que a obra de Milton Santos coloca às ciências sociais de países como o nosso e, em particular, aos seus economistas. O Espaço Dividido deverá ser entendido como magistral obra de heterodoxia econômica, que torna o espaço dividido, a heterogeneidade espacial, substrato da estrutural, objeto necessário da economia política do desenvolvimento.

O evento servirá também para encaminhar o processo de formação e desenvolvimento do GT Economia Política da Amazônia que, desde o II EPA do Dadesa, está sendo formado no âmbito da Sociedade Brasileira de Economia Política.

Com o propósito de formar um acervo de uso acadêmico e pedagógico comum, a todos os nossos centros e grupos, as falas serão gravadas e disponibilizadas pelo canal do GP Dadesa no You Tube, onde será possível acompanhar todo o evento.