Novas publicações do Naea.

Naea lança novos livros durante o SIALAT 2015.

Durante o Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos (SIALAT 2015) foram lançandas duas novas publicações pela Editora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foram lançados os livros: Sociedade, Campo Social e Espaço Público, organizados pelos professores do Naea, Edna Castro e Silvio Lima Figueiredo; e Estado, Sistemas Produtivos e Populações Tradicionais, organizado pelos também professores do Naea, Mirleide Chaar Bahia e Durbens Martins Nascimento.

O livro a Sociedade, Campo Social e Espaço Público fala sobre A relação entre sociedade e natureza, na perspectiva ocidental, sempre foi a de retirar da última recursos com potencial de transformação para obtenção de bens através do trabalho. A publicação reúne trabalhos de pesquisa elaborados numa perspectiva interdisciplinar com contribuições teóricas e metodologias trazidas por disciplinas da grande área de humanidades, realizadas por professores e discentes do Programa de pós-graduado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Instituto de Altos Estudos Amazônicos (PPGDSTU), inaugurando-se com ele a Série Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Já, a publicação Estado, Sistemas Produtivos e Populações Tradicionais reúne o resultado de diversas pesquisas que se desenvolveram no Naea, a partir de trabalhos oriundos do PPGDSTU.  O livro sintetiza alguns temas significativos sobre os quais os pesquisadores e estudantes do NAEA têm se dedicado no intenso trabalho de investigação científica no sentido de explicar e compreender as dinâmicas sociopolíticas e ambientais que configuram a realidade na qual estamos inseridos na região.

Os livros estão a venda na Livraria do Naea.