Debate sobre Estudos Culturais

Naea realiza debate sobre os Estudos Culturais.

Na última segunda-feira, 5 de outubro, foi realizada a Mesa Redonda Estudos Culturais, Globalização e Resistências, com a professoras  Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, da Universidade de Aveiro, de Portugal. O debate aconteceu no audiório professor doutor Armando Mendes, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea/UFPA).

O debate da professora Maria Manuel Baptista abordou sobre a temática dos Estudos Culturais. Segundo ela, consiste na contestação dos limites socialmente construídos pelas ciências sociais e humanas. “Com os Estudos Culturais, houve uma quebra entre as fronteiras das ciências sociais e humanas, principalmente as com grande tradição, como história, socioloigia e literatura”, afirmou a professora.

Aproveitando os festejos do Círio de Nazaré, a professora Larissa Latif apresentou seu artigo sobre a festa da Chiquita, umas das mais tradicionais festas profano-religiosas deste período.  “Falamos na Chiquita sobre uma festa religiosa e ao mesmo tempo com o profano, com a resistência de gênero. Com as relações entre o sagrado, o profano, a performance e a resistência", concluiu.

O diálogo também proporciou uma troca entre as pesquisadoras da Universidade de Aveiro, com os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento do Trópico Úmido (PDTU) do Naea.