Naea instala biblioteca em escola.

Naea e ACLAC promovem projeto voltado para a educação

em escola de ensino fundamental

No último sábado foi instalada na Ilha Pacamorema/RESEX Mãe Grande, no município de Curuçá, no Pará, a Biblioteca Ilha Pacamorema. A biblioteca está localizada na Escola de Ensino Fundamental Catarina Neves Lima por iniciativa do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Academia Curuçaense de Letras, Artes e Ciências (ACLAC).

Participaram da instalação, os estudantes e a professora da escola Elizana Saraiva Favacho, a professora Ligia Simonian (Naea/UFPA/ACLAC), a bibliotecária Ruthane Saraiva da Silva (Naea/UFPA), o professor Laércio Falcão (UFPA),o acadêmico Mário Pusca da ACLAC e Cleonice Negrão Pinheiro, mãe de duas alunas.

Durante a inauguração, professores e alunos falaram sobre a importância dos livros para as pessoas e para a educação. Houve também a leitura de poemas de autores renomados, como Fernando Pessoa e Vinícius de Morais, que foi realizado por três estudantes da escola.

O projeto e ação fazem parte das metas do Ministério da Educação (MEC), que propõe a integração entre os cursos de pós-graduação stricto sensu e o ensino fundamental do país. A professora Elizana vai desenvolver um projeto de leitura e de produção de texto para fortalecer e contribuir ainda mais com a educação nacional.