Meio ambiente e mudanças climáticas.

Naea e PPGE discutem os impactos ambientais na Amazônia

Diversos órgãos e pesquisadores do Meio-Ambiente e da Amazônia, participaram, na última quinta-feira, 13 de agosto, do seminário “Políticas para mudanças climáticas na Amazônia”, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea/UFPA).  O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA), em parceria com o NAEA e com o International Development Research Centre (IRDC). O encontro teve como objetivo agregar as pesquisas sobre mudanças climáticas no estuário do Pará e Amazônia com foco especial nas dinâmicas socio-ecológicas em relação as mudanças climáticas e eventos extremos na Amazônia.

Pela manhã ocorreram os debates:  Dinâmicas socioecológicas durante eventos extremos na Amazônia”, com Patrícia Fernanda do Pinho, da USP; “Uma visão da adaptação de caboclos a mudanças climáticas no estuário Amazônico, com Sérgio Rivero, da UFPA. e “Mudanças climáticas e o impacto sobre a pesca na Amazônia”, com Ronaldo Barthem, do Museu Emilio Goeldi .

Segundo o pesquisador no MPEG, Ronaldo Barthem, os impactos ambientais na região,  vão afetar diretamente na produção do pescado da Amazônia. “O pescado será reduzido na Amazônia futuramente e uma das áreas mais afetadas será a pesca de subsistência”, explicou. O seminário faz parte das atividades do Projeto “Adaptações Socioculturais de Caboclos no Estuário Amazônico do Brasil a Mudanças Climáticas” do PPGE.

Ao final do evento, os pesquisadores traçarão metas contribuir para a elaboração de propostas de políticas voltadas para adaptação e a redução dos impactos sobre populações locais relativos a essas mudanças.

Foto: Alexandre Moraes.