Artigo discute a interiorização da UFPA.

Estado, sociedade civil e a política de interiorização

da universidade na amazônia.

Investigação objetiva demonstrar como se efetivou a relação entre Estados e sociedade civil na cocepção e implentação da política de interiorização das funções da universidade, em especial da UFPA, para a zona rural da Amazônia. O artigo, publicado na última edição da Revista Novos Cadernos Naea, teve como como fonte a Pesquisa bibliográfica e Documentos escritos. A conclusão da pesquisadora Maria do Socorro Coleho é que é possível levantar a hipótese explicativa de que a origem da política de interiorização das universidades da Amazônia tem seu início no Estado Desenvolvimentista e em segundo momento, situa-se no bojo da “Nova República” com os Projetos Norte de Interiorização (PNI).

Leia o artigo na íntegra aqui.