Pesquisadora do Naea discute lazer.

Livro discute práticas de lazer e relações socioambientais em Belém.

O livro “O lazer e as relações socioambientais em Belém, Pará”, da professora doutora Mirleide Chaar Bahia, pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), aborda o lazer como fator fundamental para a compreensão da vida cotidiana e do trabalho, além de discutir as várias fontes e campos de conhecimento que formam os estudos sobre o lazer na contemporaneidade.

A tese é dividida em seis capítulos, onde são apresentadas as seguintes discussões: a construção social do lazer, o lazer nas áreas urbanas de Belém, áreas verdes públicas urbanas, locus da pesquisa: Parque estadual do Utinga, bosque Rodrigues Alves, praça Batista Campos, Jardim zoobotânico da Amazônia e  o campo relacional do lazer nas áreas verdes públicas urbanas de Belém.

A partir deste estudo é possível perceber a necessidade de novas interpretações sobre a relação da dimensão urbana com a natureza e a compreensão do papel das políticas públicas nesse cenário.

A professora Mirleide Bahia vem realizando um estudo de modo pioneiro sobre o tema no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do NAEA e no grupo de pesquisa “Turismo, Cultura e Meio Ambiente”.

O título é o resultado da tese de doutorado produzida no Naea, em 2012. No ano de 2013, a tese concorreu ao “Prêmio NAEA 2013”, realizado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, e foi premiada na categoria “Prêmio NAEA Teses 2013”. O trabalho foi publicado e lançado na última edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, no estande do NAEA/UNAMAZ.

A professora doutora Mirleide Chaar Bahia é formada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP (UNIMEP) e doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA). Atualmente é avaliadora do Ministério do Esporte do Programa Segundo Tempo (PST) e coordenadora do grupo de pesquisa em Lazer , Ambiente e Sociedade – GPLAS (UFPA), pesquisadora no grupo de pesquisa “Turismo, Cultura e Meio Ambiente” desde 2008 e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer – ANPEL.