Economia da Saúde no Pará

DADESA discute a economia da saúde no Pará

Com a mesa-redonda “A Economia da Saúde no Pará”, ocorreu nesta sexta-feira, 24, o primeiro “Seminários de Integração: Amazônia, Desenvolvimento e Território”. O evento contou com a presença do professor doutor Francisco Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea); professor doutor Ricardo Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA) e a professora mestre Cleidianne Novais, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

As apresentações foram iniciadas pela professora Cleidianne Sousa, que fez um apanhado histórico da estruturação da saúde no Brasil, desde o início participação do Estado até a entrada da iniciativa privada neste ramo. “Após a modificação do pensamento medicinal, passando de preventivo para curativo, proporcionou a participação da iniciativa privada na área da saúde”, explica. Com a criação da Constituição Federal de 1988, houve a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), o que fez com que a saúde passasse a ser um direito de todo o cidadão brasileiro e uma obrigação do Estado.

As palestras dos professores Francisco Costa e Ricardo Nascimento foram complementares, analisando a oferta e a procura da saúde no Pará. Foram os mostrados os gastos e investimentos em saúde, tanto do Estado, quanto iniciativa privada.

O evento é uma realização do grupo de pesquisa “Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, coordenado pelo professor doutor Francisco Costa, do NAEA com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Universidade Federal do Pará com o Programa de Pós-Graduação do NAEA.

Os “Seminários de Integração: Amazônia, Desenvolvimento e Território” acontecem na última sexta-feira de cada mês com o objetivo de abordar temáticas diferenciadas, porém com o enfoque principal na Amazônia.

Texto: CCDC/Naea