FIPAM realiza Aula Magna

XXVI FIPAM realizou Aula Magna com o tema " Turismo e Patrimônio cultural" na última terça-feira, 10

O curso de Especialização em Planejamento e Gestão do Patrimônio Cultural (XXVI FIPAM) realizou nesta terça-feira, 10, a Aula Magna “Turismo e Patrimônio Cultural: Desafios Socioambientais para as Políticas Públicas”, ministrada pela professora doutora Maria Tereza Duarte Paes, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A palestra contou com a presença dos professores Silvio Figueiredo e Maria Goretti Costa, coordenadores do curso de especialização, que deram as boas vindas para os novos alunos.

A professora doutora Maria Tereza trabalha com a temática há mais de dez anos e destaca a importância do curso. A palestra foi norteada a partir dos três seguintes eixos: a patrimonialização da natureza, cultura e patrimônio cultural e as ruínas da patrimonialização.

A pesquisadora ainda destacou que existe uma diferença quando se tratam de áreas patrimonializadas e áreas ambientais, porque possuem caminhos e legislações diferentes no Brasil, o que não ocorre em outros países.

Ela ainda ressaltou a importância da parceria entre turismo e patrimônio, porque um atrai o outro e ambos devem refletir a realidade local. “A associação do patrimônio com o turismo é relevante, porque um patrimônio abre espaço para um turismo”, completa a professora Maria Tereza.