Desenvolvimento regional é tema de seminário

Reitores da Amazônia continental discutem o papel da Universidade para o desenvolvimento regional.

Nos dias 06 e 07 de novembro a Associação PanAmazônia realiza o Seminário Internacional – Construindo os Saberes na Amazônia Continental (Segundo Encontro Pan-amazônico de Reitores), no Auditório Desembargador Aristóteles Lima Thury, na Unidade 7 da Uninorte.

O evento tem objetivo de debater o papel da Universidade no processo de desenvolvimento regional, com ênfase para a necessidade da integração e cooperação pan-amazônicas. Entre os convidados estão  Cleinaldo Costa, Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Ludwimd Arcienega Baptista, Reitor da Universidad Amazónica de Pando (UAP) da Bolívia; Silverio Marquez, Reitor da Universidad Nacional Ecologica  (UNE) da Bolívia; José Seixas Lourenço, Secretário de Educação do Estado do Pará;  Gioconda Martinez, Reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Rosalía Arteaga, ex-Presidente da República do Equador.

Ao total, participam dos dois dias de debates 20 palestrantes, incluindo personalidades de Manaus com grande comprometimento com a temática pan-amazônica, como o escritor e dramaturgo Márcio Souza e a socióloga Marilene Corrêa. De acordo com o presidente da Associação PanAmazônia, Belisário Arce, um dos objetivos do seminário se refere “à necessidade urgente de criar sinergia entre as Instituições de Ensino Superior da Amazônia Continental de modo a fomentar a cooperação pan-amazônica, o que é indispensável para o fortalecimento regional e para a superação de desafios comuns e compartilhados”.

Na mesa de abertura, que ocorre às 09h00 de 06 de novembro, estão confirmadas as presenças do Senador Arthur Virgílio Neto, Prefeito da Cidade de Manaus; Ministro Eduardo Rivoldi, Cônsul Geral do Peru; e Faustino Torella, Cônsul Geral da Venezuela. O encerramento do evento será um jantar no Amazônia Golf Resort, com show da artista Lucinha Cabral.

As inscrições são gratuitas e podem ser solicitadas à Secretaria da Associação PanAmazônia pelo e-mail:info.panamazonia@gmail.com. Ao final do evento, os reitores e demais palestrantes redigiram o texto da Carta Pan-amazônica de Manaus, documento que recolheu anseios e sugestões dos debates realizados e que foi entregue ao Ministro da Educação no dia 17 de dezembro de 2010.

Serviço:

Seminário Internacional - Construindo os Saberes na Amazônia Continental (Segundo Encontro Pan-amazônico de Reitores)

Período: 06 e 07 de novembro de 2014

Local: Auditório Desembargador Aristóteles Lima Thury, na Unidade 7 da Uninorte