Ex-professor do Naea ganha prêmio nacional

Professor David Ferreira de Carvalho ganha XX Prêmio Brasil de Economia 2014

O Professor Doutor David Ferreira Carvalho, ex-coordenador do PLADES/Naea e antigo professor do Naea, foi agraciado com o primeiro lugar na categoria livro do “XX Prêmio Brasil de Economia 2014”, pela coletânea “Macroeconomia Monetária e Financeira da Produção Capitalista”. A obra, composta por quatros volumes, aborda a economia capitalista contemporânea nas dimensões monetária e financeira na perspectiva de autores como John Keynes, Michael Kalecki e Hyman MInsky.

Segundo o professor, dentre as muitas contribuições desta obra para pensar a economia capitalista contemporânea, estão “a dominação do capital financeiro e as formas por ele assumidas em termos da moeda universal, o dólar, e das inovações financeiras responsáveis pela crise financeira internacional e pelos movimentos recessivos nas economias dos países desenvolvidos e em desenvolvimento”, explica.

Para o professor, este prêmio veio gratificar todo seu trabalho no processo de produção da coletânea. “O processo de produção da coleção foi, como todo trabalho intelectual, árduo, cansativo e longo, de um lado; e, ao mesmo tempo, prazeroso, produtivo e gratificante, de outro, principalmente por ter sido premiado em primeiro lugar na categoria de livros, uma espécie de Prêmio Nobel de Economia do Brasil, concedido pela Conselho Federal de Economia (CONFECON)”.

O XX Prêmio Brasil de Economia é uma premiação do Conselho Federal de Economia com o objetivo de incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes de economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira. A entrega das premiações ocorrerá setembro, em Goiânia, por ocasião do XXIV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia.

CCDC/NAEA/UFPA