Questão Urbana na Amazônia

Transformação urbana na Amazônia é tema de pesquisa do Naea

Aos Pesquisadores, professores e estudantes interessados em conhecer as mudanças no processo de urbanização na Região Amazônica,  o Paper do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA)  disponibiliza o artigo “Das ‘cidades na floresta’ às ‘cidades da floresta’: espaço, ambiente e urbanodiversidade na Amazônia brasileira”, do pesquisador Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior .

O trabalho busca analisar essas transformações levando em conta a diversidade das cidades como uma maneira de abordar questões atuais que envolvem o âmbito regional amazônico e suas particularidades urbanas.

De acordo com o estudo, Amazônia e floresta, na maioria das vezes, são tomadas como sinônimos. A ideia do artigo é conservar a perspectiva de que a floresta é uma particularidade regional e mostrar como os diversos núcleos urbanos estão estabelecidos na relação entre floresta e cidade.

O trabalho discute o perfil de três tipos de cidades - cidades-empresa, cidades rodoviárias e cidades tradicionais -, com sua formação ecológica,  econômica,  lúdica,  funcional e representações simbólico-culturais locais e como elas se inserem de maneira diferenciada no contexto regional, relacionando-as ao ambiente da floresta.

Cidades - As “cidades da floresta” são pequenas cidades com vida rural, frequentemente, ligada a dinâmica da natureza e do rio.  Eram as mais comuns na Amazônia até a década de 1960. Segundo o estudo, embora essas cidades estejam perdendo suas características rurais, ainda não desapareceram por completo.  Por outro lado, com pouca integração com o elemento natureza, as “cidades na floresta” se articulam às demandas externas da região, e são caracterizadas como espaço de exploração econômica.

Confira outros trabalhos no Paper do Naea, aqui

Texto: CCDC/UFPA/NAEA