Lançamentos

Livro discute desenvolvimento da Região Amazônica

Alvo de mitos e lendas ao longo da história, desde que o colonizador chegou nestas paragens, a Amazônia se tornou um território, mas também é um termo inventado e reinventado de acordo com interesses de intervenção. Essa e outras ideias são abordadas no livro “Amazônia: conhecer para desenvolver e conservar – Cinco pontos para um debate”, de Luis Aragón, professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA)

A publicação foi lançada pela editora Hucitec e reúne o resultado de reflexões de vários anos de atuação de Aragón como pesquisador e professor do NAEA e dos anos que atuou como titular da Cátedra Milton Santos do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia (CES) da Universidade De Coimbra, entre 2011 e 2012. De acordo com o autor, anotações e textos foram revistos e reelaborado, levando em consideração as novas abordagens e novas descobertas sobre o assunto.

A obra está dividida em cinco capítulos, em que cada qual apresenta cinco questões centrais, a fim de estimular o debate sobre os desafios ambientais, sociais e econômicos que comprometem o desenvolvimento da Amazônia. O trabalho levanta aspectos como a concepção polissêmica do conceito “Amazônia”; o mito do vazio demográfico e de uma Amazônia territorial incógnita; a migração internacional na Amazônia e o desenvolvimento sustentável na região.

O autor - Luiz Aragón é Colombiano e veio ao Brasil em 1976. Desde sua chegada à UFPA, acumula uma longa trajetória com experiência em cooperação nacional e internacional. Exerceu a função de Secretário Executivo da Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz), foi coordenador da Assessoria Especial de Relações Nacionais e Internacionais (AMI) e do NAEA.

Atualmente é fellow do programa Lead (Leadership for the Environment and Development) e coordenador da Cátedra Unesco de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável,  na UFPA. Tem extensa produção bibliográfica sobre temas como desenvolvimento sustentável, educação superior, população, meio ambiente e ciência e tecnologia da Amazônia continental.

O livro está à venda na Livraria do Naea

CCDC/NAEA/UFPA