Ciência e Tecnologia na Amazônia

Naea sedia seminário sobre Ciência e Tecnologia na Amazônia

Teve início na manhã de hoje, dia 03 de junho, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - Naea, o Seminário Preparatório da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência - SBPC, cujo tema será "Ciência e Tecnologia para uma Amazônia sem Fronteiras". O evento é destinado a pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, movimentos sociais e demais representantes da sociedade civil organizada.

O objetivo é reunir pesquisadores de diversas áreas e instituições acadêmicas para, conjuntamente, refletir acerca das questões relativas à “Ciência e Tecnologia” na Amazônia a partir das práticas desenvolvidas no âmbito das instituições que representam. Dentre os temas contemplados nas mesas redondas estão as "Políticas de Ciência e Tecnologia na Amazônia: limites e possibilidades" e a "Apropriação Social da Ciência e Tecnologia na Amazônia: limites e possibilidades".

SBPC - A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. Este ano a reunião anual da entidade ocorre de 22 a 27 de julho em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre discutindo o tema "Ciência e Tecnologia para uma Amazônia sem Fronteiras".

Serviço:

Seminário Preparatório da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência – SBPC

Data: 03 /06

Hora:08h30 à 18h

Local: Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Programação

Mesa I - Políticas de Ciência e Tecnologia para a Amazônia: estratégias e perspectivas (8:30 - 12:30 horas.)

Integrantes:Universidade Federal do Pará (UFPA);Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Universidade do Estado do Pará (UEPA);Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG); Instituto Evandro Chagas (IEC); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) ; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PA) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA).

Coordenação: Edna Maria Ramos de Castro

Mesa II - Apropriação Social da Ciência e Tecnologia na Amazônia: limites e possibilidades (14:30 - 18 horas)

Integrantes: Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA),Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE),Jornalista Lúcio Flávio Pinto, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST),Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (UFAM/UFPA), Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU)/UFPA .

Coordenação: Maria Elvira Rocha de Sá

Encerramento