Migração e Remessas na Guiana

Paper do Naea discute os fluxos e remessas migratórias na Guiana

Trazendo como tema central a questão da migração na Guiana, a  edição de nº 317 do Papars do Naea, Migrations and Remittances: Potentials and Challenges for Guyana’s Economy”, do prof. Dr. Hisakhana P. Corbin  examina, descreve  e analisa os principais fluxos migratórios e das remessas monetárias e não monetárias deste país. Utilizando-se questionários, entrevistas, grupos de discussão, registro de arquivo e observações direta e participante, Hisakhana analisou dados de quatro regiões administrativas da Guiana além de dados do censo de 2002 e outras fontes para fins comparativos.

O estudo revela que cerca de 56% população da Guiana foi perdida para a migração, sendo os Estados Unidos, o Canadá e Reino Unido os principais destinos destes migrantes. O estudo confirma  ainda  que há uma dependência significativa das famílias guianeses das remessas que vem de parentes no exterior para satisfazerem suas necessidades básicas, fato que confirma a vulnerabilidade da economia da Guiana em resposta aos choques nas economias dos EUA, do Canadá e do Reino Unido. No entanto o estudo também sinaliza que é possível que as migrações e remessas venham gerar um impacto positivo na economia da Guiana, desde de que instrumentos de política adequados forem elaborados e integrados ao quadro global de desenvolvimento para a Guiana.

Hisakhana P. Corbin  é PhD em Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Associado Sênior da Unidade de Salvaguardas Ambientais do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O autor foi um dos ganhadores do prêmio Naea de Dissertações de 2008, com “Migrações de Brasileiros para a Amazônia como Estratégia de Sobrevivência”, que pode ser adquirido na Livraria do Naea.

O paper pode ser acessado aqui.

CCDC/NAEA/UFPA