Prêmio Luiz de Castro Faria - IPHAN

Dissertação orientada por professor do NAEA ganha prêmio nacional.

A dissertação “Conservação Integrada do Patrimônio Arqueológico: uma alternativa para o Parque Estadual Monte Alegre – Pará – Brasil”,  de Marcela Nogueira de Andrade, foi uma das ganhadoras do Prêmio Luiz de Castro Faria. A dissertação foi defendida no Mestrado em Arqueologia e Antropologia da Universidade Federal do Piauí e teve como orientadores os Professores Silvio Lima Figueiredo, do NAEA e Edithe Pereira, do Museu Goeldi.

O trabalho de Marcela, ex aluna do Fipam do NAEA, Mestre em Antropologia pela UFPI e integrante do grupo de pesquisa do Prof. Silvio, debate e propõe o conceito de Conservação Integrada nas ações de proteção e conservação do patrimônio arqueológico encontrado no Parque Estadual Monte Alegre, no município de Monte Alegre/PA. Marcela faz uma analise detalhada dos aspectos relacionais que atuam e interferem no patrimônio arqueológico do parque, principalmente as pinturas rupestres nas serras da Lua, Ererê e Paituna, além de ressaltar os principais problemas e questões que se apresentam para as comunidades do entorno do parque.

O Prêmio Luiz de Castro Faria é concedido a trabalhos que se destacaram por sua originalidade e contribuição ao campo da arqueologia. São premiadas dissertações de mestrado e teses de doutorado relativas à preservação do patrimônio arqueológico brasileiro e que versem sobre o tema da preservação do patrimônio arqueológico, que devido a sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. O premio é promovido pelo IPHAN, por seu Centro Nacional de Arqueologia, a partir deste ano de 2013.